Sobre a Formação completa em Psicanálise:

O curso de Formação em Psicanálise você pode fazer para auto busca, desenvolvendo seus potenciais e compreendendo mais sua mente e também pode fazer para realizar atendimentos clínicos abrindo consultório.

 

Sobre o Curso:

Com a metodologia EAD, o matriculado poderá estudar de acordo com sua disponibilidade de tempo a partir de qualquer lugar. Sendo assim estará ganhando tempo e adquirindo conhecimentos fantásticos para colocar em prática tudo que irá aprender. Obtendo uma capacitação da prática profissional, a metodologia EAD fornece o desenvolvimento da autonomia dos estudos.

O Instituto Nacional da PNL estará disponibilizando materiais didáticos de acordo com o tempo do aluno e também terá um acompanhamento de seus tutores especializados na área.

 

Aulas e materiais fornecidos:

12 Módulos em apostilas com conteúdo da essência da Psicanálise e para realizar as avaliações, contendo materiais extras (opcional): vídeos e livros. Acompanhamento + Supervisão + Orientação sobre como se autorizar Psicanalista. Todas as etapas, provas e relatórios são feitos on-line e estão inclusos no valor do Curso. 

 

Dúvidas sobre o curso de Formação em Psicanálise:

A profissão de Psicanalista é reconhecida para abrir consultório?

Sim, pelo Ministério do Trabalho e Emprego / CBO 2515.50/2002, pelo Conselho Federal de Medicina (Consulta nº 4.048/97), pelo Ministério Público Federal (Parecer 309/88) e pelo Ministério da Saúde (Aviso 257/57), LC 147/14 (art. 5-I, IV) e Lei 12.933/08.

 

Concluir o curso de Psicanálise me permite clinicar?
Sim. O curso de Psicanálise Integrativa permite que você tenha um consultório e exerça livremente a profissão de Psicanalista Integrativos. Nosso curso é reconhecido pelo Conselho Nacional de Psicanálise:
http://www.conselhopsicanalise.com.br/

 

O certificado é reconhecido pelo MEC?

Não.

Existe graduações em Psicanálise, mas não dá o direito para realizar atendimentos, fica somente como uma especialização. Nosso Curso Livre é amparado pela LDB (Lei n° 9394/96), pelo Decreto nº 2.494/98 e Decreto n° 2.208/97. Apenas Institutos e Sociedades psicanalíticas como o nosso podem formar novos profissionais, baseando-se no tripé psicanalítico: teoria, supervisão e análise.

 

Por que o Curso é aberto às várias profissões?

É aberto porque nenhuma Lei especificou o contrário. Vale dizer, que desde o princípio era uma profissão aberta a quem se interessasse e que atraiu não só médicos – como Jung e Adler – mas também advogados, filósofos, literatos, educadores e teólogos, sociólogos e pedagogos. Por isso restringir a Psicanálise a essa ou àquela profissão é absolutamente contrário à ciência, ilegal e inconstitucional, pois “todos são iguais perante a Lei”.

 

Qual a Metodologia de Ensino?

A parte teórica (12 apostilas + provas) você estuda no seu ritmo. Após, você passa a acompanhar a Supervisão, tudo 100% On Line. Prazo sugerido: 12 meses, você pode estender por mais tempo sem custo adicional. Mais conteúdo opcional grátis: vídeos, documentários, artigos, e-books e ferramentas. Matrículas Abertas, início imediato após inscrição.

 

 

Há provas presenciais ou estágio?

Lembrando que o estágio é somente para quem pretende realizar atendimentos e abrir um consultório.

As provas são on-line, você as realiza ao final de cada um dos 12 módulos da Formação. Quando o aluno chega no 06 módulo, nosso departamento de Psicologia entra em contato para a pessoa escolher um cliente para ser atendido por ele, assim nosso departamento de Psicologia orienta todos os passos necessários para atendimento.

 

Preciso ser formado em Psicologia ou Medicina?

Não. Com nossa Formação, o profissional terá condições para se autorizar Psicanalista, sem custos extras. Você receberá um Certificado de Formação em Psicanálise Clínica e toda a base teórica, prática e legal para atuar e incorporar a Psicanálise em suas atividades pessoais e profissionais.

 

O que faz o psicanalista?

Há uma grande necessidade de psicanalistas para orientar as pessoas na solução de seus problemas existenciais, tais como: fobias, ansiedades, depressões, obsessões, impulsos, angústias e crises de toda ordem. O profissional de Psicanálise ajudará a sociedade a ficar mais humana e a vida a ter mais sentido!

 

Como é o mercado de trabalho do Psicanalista?

Existe uma grande demanda por psicanalistas para orientar as pessoas na solução de conflitos existenciais, como ansiedade, depressão, angústia, fobia, obsessão, agressividade. Você poderá atender em consultório, on-line ou atuar em empresas.
Muitos cargos que envolvem Gestão de Pessoas a Psicanálise tem oferecido resultados de excência.

 

Como deve ser feito o estágio no curso presencial e no curso à distância?
Você poderá prestar atendimentos em algumas instituições na sua cidade e da mesma forma solicitar supervisão para estes atendimentos. São recomendadas 05 horas de atendimento supervisionado.

Conteúdo do curso:

1. História e Fundamentos da Psicanálise

Origem e principais conceitos da Psicanálise. Os principais autores e as correntes da teoria psicanalítica.

2. Teorias do Aparelho Psíquico

Consciente, inconsciente e pré-consciente. Ego, id e superego. Processos de constituição do sujeito e da personalidade.

3. Libido, Pulsões e Sexualidade

Sexualidade humana e suas fases. Sexualidade infantil. Pulsão de vida e de morte. Complexo de Édipo. Mecanismos de defesa.

4. O Método Psicanalítico

Procedimentos de análise. Chistes e Atos falhos. Modelos topográfico e estrutural do aparelho psíquico.

5. Tópicos Avançados em Sexualidade

Erotismo. Transtornos da sexualidade. Recalque, sublimação, repressão e fixação. Definições, causas e abordagens.

6. Psicopatologias I

Neuroses e psicoses. Perversão. Transtornos depressivos, histeria e ansiedade. Definições, causas, abordagens.

7. Psicopatologias II

Análise do estado mental. Delirium, demência e amnésia. Esquizofrenia, TOC, bipolaridade, fobias, pânico, estresse etc.

8. Sonhos, Simbologia e Representação

Método de interpretação dos sonhos em psicanálise. Processos de elaboração nos sonhos. Desejos, fantasias e pulsões.

9. Práticas e Procedimentos em Clínica e Empresas.

Postura, comunicação assertiva, ficha de anamnese, contrato e prazos do tratamento. Passo-a-passo completo da análise. Principais questões trazidas pelo cliente.

10. Processos de Resistência e Transferência I

O silêncio do cliente e do analista. Processos de resistência e defesa. Terapia individual e em grupo. O discurso do Outro.

11. Processos de Resistência e Transferência II

Conceitos, tipos, razões e formas de interpretação. Como lidar na clínica? Transferência no superego. Contratransferência.

12. Processos de Resistência e Transferência III

Técnicas psicanalítica em empresa e como se forma, se autoriza e se aperfeiçoa um psicanalista? Transmissão da psicanálise. Ética do psicanalista e do cliente.